Donnell Rehagen, CEO da National Biodiesel Board, destaca a importância das políticas públicas para desenvolver o setor no Brasil e nos EUA

por Erasmo Carlos Battistella

“Nos Estados Unidos, criamos a indústria de biodiesel literalmente a partir do zero. E as políticas públicas foram desde o início muito importantes para estabelecer a estrutura de como esta indústria vem sendo construída”, me disse Donnell Rehagen, CEO da National Biodiesel Board (NBB), em encontro durante National Biodiesel Conference & Expo 2022, realizada em Las Vegas (EUA). “Aqui nos Estados Unidos somos procurados para produzir outros combustíveis, como diesel renovável (HVO) ou combustível de aviação sustentável (SAF), por isso transformamos nossa marca National Biodiesel Board na Clean Fuels Alliance of America”.

Rehagen, que lidera o setor de biodiesel com uma agenda muito ativa com o governo, enfatizou a importância da política e dos reguladores para o desenvolvimento da indústria. “Procuramos aqueles sinais vindos de nosso governo que dizem ‘queremos mais do seu produto’ e por isso construímos a base da nossa indústria sobre políticas públicas. Não apenas no nível federal, mas agora também no nível estadual. Muitos de nossos estados estão começando a implementar políticas e esses sinais são muito importantes para uma indústria que está tentando crescer”, analisou.

Expliquei a ele a situação da indústria de biocombustíveis no Brasil, que lida com um período de redução da mistura obrigatória prevista em lei de B13 no ano passado e de B14 a partir de março deste ano. “O que tenho a dizer aos produtores de biodiesel no Brasil”, disse Rehagen, “é para continuar e não desistir… nossa indústria vem fazendo isso há trinta anos, então não começamos ontem à noite, e é por isso que é preciso de muita persistência e não desistir. Eu gosto de dizer que nós, como indústria, não aceitamos um não como resposta”.

Rehagen destacou a urgência de implantar biocombustíveis avançados, especialmente o SAF. “Já estamos prontos. Podemos reduzir o carbono em qualquer mercado, em ferrovias, offshore, na estrada, na aviação, podemos reduzir esse carbono hoje. Todos sabemos como funciona o carbono. Quando ele atinge a atmosfera ele não desaparece. Quanto mais pudermos fazer para reduzir o carbono hoje, melhor será para nós e para o clima a longo prazo… então, por que esperar, por que esperar que algo venha a acontecer quando temos a solução aqui e agora?”

Related Posts

Deixe um comentário