Copenhague vai combinar crescimento e qualidade de vida numa capital neutra em carbono

por Erasmo Carlos Battistella

Reestruturar mobilidade urbana é um dos pilares do esforço de Copenhague, capital da Dinamarca, para reduzir as emissões de CO2. O compromisso faz parte do ousado, mas factível, Plano Climático CPH 2025, que pretende transformar a cidade na primeira capital neutra em carbono do mundo até 2025.

O CPH 2025 baseia-se em quatro pilares:
• consumo de energia,
• produção de energia,
• mobilidade
• e iniciativas da gestão pública.

As metas estabelecidas para todos os quatro pilares são consideradas críticas para o objetivo geral de neutralidade de carbono.

A cidade de Copenhague tem a responsabilidade de mitigar os efeitos das mudanças climáticas e mostrar que é possível combinar crescimento, desenvolvimento e uma melhor qualidade de vida com menores emissões de CO2.

Dos quatro pilares o desafio maior envolve a mobilidade, considerando todo o tipo de deslocamento, para todas as partes da cidade, de forma fácil, saudável e eficiente. É preciso garantir essa condição considerando que a maior parte das emissões provém do tráfego urbano.

De acordo com o documento (veja link abaixo para o documento na íntegra), foi estabelecida uma meta de que, em 2025, pelo menos 75% de toda mobilidade urbana seja feita de forma saudável, a pé e com bicicleta, e com transporte público. Ainda de acordo com o plano, de 20 a 30% de todos os veículos leves devem funcionar com novos combustíveis, assim como 40% dos veículos pesados.

Estou certo de que o biocombustível avançado combinado com a adoção do carro híbrido é a melhor solução para que esse plano seja bem-sucedido.

HVO

Tenho destacado aqui que o HVO é um biocombustível avançado que representa um passo importante na busca por um combustível sustentável para o mundo atual. Produzido com métodos limpos (com menos emissões de CO2) a partir de resíduos de gordura animal, óleos de cozinha usados e óleos vegetais, o HVO é de “entrega imediata”, que vai “direto para o tanque”, sem requerer investimentos no motor. Pode ser utilizado em veículos antigos, atuais e novos, além de utilizar a mesma rede de abastecimento disponível.

Isso também é ajudar o clima com baixo investimento de transição.

Por isso tenho certeza de que o HVO será uma alternativa fundamental desses projetos de transformação de grandes cidades sustentáveis no mundo, no curto prazo.

C40

Copenhague faz parte do C40, uma rede de megacidades do mundo comprometida com a mudança climática. A iniciativa apoia as cidades a compartilhar conhecimento e conduzir ações significativas, mensuráveis e sustentáveis sobre as mudanças climáticas. Uma fonte muito ampla de informação para quem se interessa pelo tema e quer conhecer boas experiências praticadas nas principais cidades do mundo. No Brasil, fazem parte da rede: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador.

Confira o Plano Climático CPH 2025

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