Especialistas em mobilidade da SAE Brasil debatem as vantagens dos biocombustíveis avançados

por Erasmo Carlos Battistella

A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) realiza nesta segunda-feira (22/2) um encontro especial que irá chamar atenção do país sobre as muitas vantagens que os biocombustíveis avançados oferecem para o meio ambiente e para a economia de uma forma geral. O SAE TALKS Roda da Propulsão será transmitido às 18h pelo canal da SAE no Youtube e reunirá cinco experts no assunto.

Estarei presente para falar sobre os recentes contratos assinados com a Shell e a BP para a venda de biocombustíveis avançados de nosso projeto da biorrefinaria Omega Green no Paraguai e, principalmente, sobre o combustível renovável para aviação (Synthetic Paraffinic Kerosene – SPK), também conhecido como Sustainable Aviation Fuel (SAF).

Participam também do debate de alto nível Carolina Grassi, líder de Novos Negócios na América Latina da Roundtable on Sustainable Biomaterials, e pesquisadora da Unicamp; Marcelo Gonçalves, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Embraer; Onofre Andrade, responsável por SAF na Boeing; e Pedro Scorza, comandante e assessor técnico para Combustíveis Renováveis da GOL.

A mediação do SAE TALKS Roda da Propulsão será do engenheiro Erwin Franieck, mentor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da SAE BRASIL. Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL, afirma que o Brasil detém expertise em desenvolver combustíveis alternativos, como é o caso dos motores elétricos híbridos a etanol e outras tecnologias. Segundo ele, “este é o momento de o país colocar em prática novas opções de energia limpa e os biocombustíveis têm expressivas vantagens. A sua inserção no debate mundial é fundamental para a definição de caminhos para a mobilidade sustentável”.

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega profissionais unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos, num grande ecossistema da mobilidade. A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período.

Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 9 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.

A SAE BRASIL é filiada à SAE International, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.

Conto com sua presença.
https://www.youtube.com/watch?v=yye3791T96w

Related Posts

Deixe um comentário