COP 28: biocombustíveis são a melhor solução de curto prazo para uma transição energética eficiente

por Erasmo Carlos Battistella

Em conjunto com as delegações dos governos do Paraguai e do Brasil, levei a bandeira dos biocombustíveis em encontros de alto nível com autoridades na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos, numa agenda prévia à 28ª Conferência das Partes (COP28) das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que acontece em Dubai até 12 de dezembro de 2023.

São duas frentes: abrir novos mercados para nossos produtos no exterior e trazer recursos de financiamentos verdes para nossos investimentos na América do Sul. O desenvolvimento do papel dos biocombustíveis no processo de descarbonização está totalmente relacionado à mobilização de governos, organizações internacionais e muitos setores que precisam acelerar a transição energética em seus negócios.

Nesse período, eu tive encontros com Ministro de Investimento da Arábia Saudita, Eng. Khalid bin Abdulaziz Al-Falih, acompanhado do Ministro de Indústria e Comércio do Paraguai, Javier Gimenez Garcia de Zúñiga, e com o Ministro do Comércio Saudita, Dr. Majid Alkassabi. Em Dubai, esteve em reunião com o Ministro do Estado do Comércio dos Emirados Árabes Unidos, Dr. Thani Al Zeyoudi. Ao lado das demais empresas brasileiras e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), participamos da mesa redonda entre o Brasil e Arábia Saudita.

Não faltou tempo para defender o uso dos biocombustíveis para as corridas de Fórmula 1 e demais categorias de acesso, junto ao presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed bin Sulayem. Ele afirmou que vê positivamente os biocombustíveis certificados e que vê como muito promissor o uso, no futuro, não só nos veículos, mas na logística dos GPs.

Biodiesel, solução pronta e eficaz

Muito se tem falado sobre veículos elétricos, hidrogênio e outras rotas tecnológicas com todo seu alto impacto de investimento para a transição e, há muito tempo, o biodiesel está pronto para cumprir sua função do processo de descarbonização. Não há dúvida de que os biocombustíveis são hoje a melhor solução custo x benefício para que os países e as empresas possam cumprir suas metas de descarbonização no curto prazo.

As finanças sustentáveis têm um papel importante ao canalizar recursos para projetos de desenvolvimento social, ambiental e de governança (como parte do conceito ESG). Eles garantem o cumprimento das metas de descarbonização e, consequentemente, amenizam os riscos de desarranjos econômicos, como catástrofes ambientais e prejuízos na produção agrícola decorrentes do aquecimento global.

A expectativa é de que o Brasil tenha um papel protagonista em energias limpas durante a COP28 para lançamento de um programa macro e transversal de transição energética, com o objetivo de reforçar a posição do país nesse novo momento na energia global, transformando o evento numa plataforma de atração de investimentos para esse setor estratégico do país.

Liderança regional

Outro desafio é a promoção de Políticas Públicas nos países da América do Sul para estimular o uso de biocombustíveis para a transição energética considerando a isenção total de taxação de energias renováveis produzidas na região e exportadas. Precisamos criar sinergias e alinhar estratégias regionais de regulamentação para aumentar o uso de biocombustíveis na região, com destaque para os investimentos em SAF (bioquerosone de aviação).

As entidades representativas do setor de biocombustíveis na Argentina, Brasil, Colômbia, Paraguai e Uruguai já manifestaram firme convicção de que é essencial que todos os governos promovam, de forma abrangente, a estratégia de transição energética pelo desenvolvimento do setor, tanto para o transporte veicular, quanto para o aéreo, fluvial e marítimo. A APROBIO também aderiu formalmente à Coalizão Panamericana de Biocombustíveis Líquidos, importante fórum para promover a produção e o consumo sustentável dos biocombustíveis.

Related Posts

1 comentário

Gino Ewerson Farias 1 de dezembro de 2023 - 11:58

Parabéns Erasmo, toda sua energia está empenhada nas ações necessárias as mudanças de mentalidades mundo afora, pois os combustíveis verdes são sim, a mais viável prática a sustentabilidade do nosso Planeta. Sucesso, pois a urgência destas ações são inquestionáveis para a qualidade de vida de todos nós !!!

Reply

Deixe um comentário