Na Suíça, a Be8 produz biodiesel a partir de Óleo de Cozinha Usado (UCO) que abastece os caminhões com 100% do biocombustível

por Erasmo Carlos Battistella

Cumpri uma agenda extensa durante a semana do Encontro Anual do Fórum Econômico Mundial em minha primeira experiência aqui na pequena cidade de Davos, na Suíça. Este lindo país no centro da Europa também é a casa da Be8. Temos aqui uma plataforma da holding para representar na Europa os investimentos em biocombustíveis avançados, e adquirimos em março de 2022 a fábrica MP Biodiesel localizada em Domdidier, no Cantão de Friburgo, que passou a ser a Be8 Suíça.

Nesta sexta-feira (19/01), tivemos a honra de receber em nossas instalações o ministro Alexandre Silviera, das Minas e Energia, para conhecer a unidade que produz biodiesel de segunda geração a partir do Óleo de Cozinha Usado (UCO, na sigla em inglês). Para o Ministro, existe o interesse em conhecer a operação porque ela abastece veículos com até 100% do biocombustível (B100).

“Hoje vivenciei uma experiência que traz muitos ensinamentos para nós do Brasil. Acompanhei o abastecimento de um caminhão de grande porte com 100 % de biodiesel produzido a partir de óleo de cozinha usado aqui na Suíça, ao lado das instalações de uma empresa brasileira e junto com autoridades locais. É um subproduto que agora vira combustível sustentável, que abastece totalmente um veículo de transporte pesado. Isso reforça todas as potencialidades brasileiras no campo da produção de biocombustíveis, com a diversidade de nossas matérias-primas, que vão desde oleaginosas oriundas da agricultura familiar, passando por grãos, até resíduos da indústria de proteína. Nossa qualidade e competitividade de custos de matérias-primas nos estimula a estabelecer a meta de exportar nossos biocombustíveis produzidos no Brasil para os países da Europa no curto prazo, gerando emprego no Brasil. É bom para a economia, para o meio ambiente e para a saúde. É o Brasil liderando a transição energética global.”
Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia

A produção também tem um papel local importante por oferecer uma solução ambiental para a questão do destino adequado do Óleo de Cozinha Usado. Seguindo a exigência da legislação local, a planta utiliza exclusivamente como matéria-prima o Óleo Reciclado de canola e, em menor proporção, de girassol recolhidos nas residências, restaurantes e empresas. Os principais clientes são as redes de postos de combustíveis e empresas que têm compromisso com a descarbonização como, por exemplo, redes de supermercados, empresas de varejo e transportadoras.

A Be8 Suíça é 100% automatizada e tem uma estrutura física que ocupa aproximadamente 1.500m² de uma área total de 3.236m². Diferente do que no Brasil, essa unidade na Suíça abastece B100 nos veículos dos motoristas diretamente de uma bomba ao lado da produção.

Este é mais um exemplo (e brasileiro) da potencialidade do biodiesel para cumprir seu papel na transição energética no curto

Legenda da foto:
Da esquerda para a direita, Pietro Mendes, Secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME; Jerry Krattiger, Diretor de Desenvolvimento de Friburgo, Suíça; Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia (MME); Pierre André Pache, Membro do Conselho Nacional de Biocombustíveis da Suíça; Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8; Alexandre Kessler, Ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil em Berna, Suíça; Tulio Abi-Saber, Vice-presidente de Finanças da Be8; Carlos Roberto Ferreira Júnior, Diretor de Operações e Manutenção da Be8; e Luiz Guilherme Parga Cintra, Chefe da Assessoria Internacional do MME

Related Posts

Deixe um comentário