ECB Group assina contrato de compra de matéria-prima sustentável de Pongâmia com a Investancia para a biorrefinaria Omega Green

por Erasmo Carlos Battistella

Acordo com grupo holandesa inclui o plantio de 50 milhões de árvores no Paraguai

• O objetivo é atender a demanda futura da produção de diesel renovável HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) e combustível renovável para aviação (Synthetic Paraffinic Kerosene – SPK) da biorrefinaria Omega Green, que tem início da operação previsto para 2024.
• Modelo de conservação e reflorestamento é baseado nos princípios do Sistema Silvipastoril (SSP), combinação intencional de árvores, pastagem e gado numa mesma área, ao mesmo tempo, e manejados de forma Integrada.
• As árvores são altamente sustentáveis e adaptáveis, não requerem fertilizantes e são muito eficientes na remoção de carbono. Cada árvore sequestra uma média de 44 kg de CO2 por ano – o valor mais alto de qualquer safra de produção de óleo.

O ECB Group assinou hoje um contrato de compra de 300 mil toneladas anuais de “óleo de reflorestamento” proveniente de árvores de Pongâmia do grupo holandês líder em agroflorestamento e pesquisa, Investancia, para o período de 30 anos. O negócio é válido até 2055 e representa um significativo avanço na transição global para o transporte verde.

O centro de Reprodução, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de mudas da Investancia, localizado perto de Carmelo Peralta, no Chaco Paraguai, é o maior local dedicado à produção de árvores de Pongâmia de elite do mundo. Sua atual capacidade de produção anual de 1 milhão de árvores aumentará nos próximos 10 anos para um total de 50 milhões de árvores, plantadas em 125.000 hectares.

Um relatório da MEO Carbon Solutions (parte do ISCC – International Sustainability Et Carbon Certification) indicou que o óleo de Pongâmia tem um dos níveis mais baixos de Intensidade de Carbono (IC) de todas as matérias-primas disponíveis e é três vezes menos intensivo em carbono do que outras matérias-primas.

“Estamos extremamente orgulhosos de nos aliarmos ao investimento estratégico do ECB Group para estabelecer a primeira grande refinaria HVO/SPK no hemisfério sul.” disse Marcel van Heesewijk, CEO e fundador da Investancia.

“Durante o ano passado, pudemos desenvolver em conjunto planos para colocar a América do Sul, e mais especificamente o Paraguai, no mapa como a região líder em combustíveis verdes de próxima geração, usando matéria-prima gerada por nossas atividades de reflorestamento certificado no Chaco Paraguaio. Nossos esforços combinados têm impactos imediatos e múltiplos sobre as mudanças climáticas”, completou.

Para Erasmo Carlos Battistella, CEO do ECB Group, “com este acordo de fornecimento de óleo de Pongâmia, nós buscamos diversificar o portfólio de matérias-primas para a operação da biorrefinaria Omega Green com soluções de menor Intensidade de Carbono entre as safras de produção de óleo vegetal”.

Segundo ele, “esta é uma decisão concreta e inovadora nessa direção, que no médio prazo pode chegar a atender um terço do que vamos consumir de matéria-prima para a produção do mega Green. O contrato também representa um impacto positivo direto para a economia do Paraguai ao fomentar a produção agrícola dentro de um sistema de reflorestamento que ajuda no sequestro de carbono”. A medida reforça o propósito do ECB Group de investir e gerar valor em biocombustíveis avançados.

O óleo de Pongâmia será utilizado pelo ECB Group em sua nova biorrefinaria Omega Green, localizada em Villeta, Paraguai, perto de Assunção. O grupo já assinou contratos com a Shell Trading (US) e a bp em contrato plurianual que fornecerá aproximadamente 1 bilhão de litros de diesel renovável e combustível renovável para aviação por ano. Os contratos estão previstos para serem executado de 2024-2029, totalizando mais de 4 bilhões de litros dos produtos já comercializados.

A Investancia começou a desenvolver sua matéria-prima a partir do reflorestamento em 2014, com o apoio de desenvolvimento genético inicial do parceiro americano TERVIVA. O óleo de Pongâmia da Investancia utilizado na produção de HVO tem baixo teor de carbono, baixa mudança de uso indireto da terra (ILUC) e está em conformidade com a Diretiva de Energia Renovável da Europa e os Padrões de Combustível de Baixo Carbono da Califórnia. Os primeiros programas de reflorestamento em escala da empresa começaram em 2.000 hectares de terras arrendadas.

A Investancia possui licenças de importação e ambientais com os Ministérios da Agricultura e Meio Ambiente, MADES e SENAVE, no Paraguai, onde as árvores estão sendo plantadas.

O impacto da árvore Pongâmia vai além da produção de óleo vegetal. As árvores são altamente sustentáveis e adaptáveis, não requerem fertilizantes e são altamente eficientes na emoção de carbono. Cada árvore sequestra uma média de 44 kg de CO2 por ano – o valor mais alto de qualquer safra de produção de óleo. O farelo de Pongâmia proveniente do processo de extração do óleo também é rico em proteínas e é destinado como matéria-prima para produção de ração animal.

Sobre a Investancia

A Investancia foi fundada em 2013 e é apoiada por um grupo de acionistas europeus. A empresa tem sua sede corporativa na Holanda, enquanto suas operações florestais locais estão baseadas no Paraguai. A partir de seu local de propagação de árvores no Alto Paraguai, a Investancia produz óleo de Pongâmia, um óleo avançado e matéria-prima renovável altamente escalonável com baixo ILUC, tornando-a uma das melhores opções de matéria-prima para HVO e produção de biocombustível de aviação sustentável (SAF) também devido aos seus níveis de CI extremamente baixos.

O óleo de Pongâmia tem um impacto climático positivo resultante da práticas agroflorestais únicas aplicadas pela Investancia com base nos princípios de reflorestamento em Sistema Silvipastoril (SSP – combinação intencional de árvores, pastagem e gado numa mesma área ao mesmo tempo e manejados de forma Integrada). Para saber mais, visite: www.investancia.com

Related Posts

1 comentário

Gino Ewerson Farias 23 de fevereiro de 2021 - 16:53

Parabéns Erasmo pelo empreendimento da biorrefinaria no Paraguai e, fico na torcida que o Governo Brasileiro realize a necessária Regulamentação para que investimentos como o da Omega Green possam ser realizados no território nosso. Sucesso!!!!

Reply

Deixe um comentário