Depois de 800 quilómetros vencidos em 28 dias de jornada, completei minha caminhada e cheguei a Santiago de Compostela. Foi um dia especial para mim porque concluí o chamado Caminho Francês. Foi um período de muita reflexão.
A reflexão espiritual foi um ponto importante na caminhada. Sou católico e respeito todas as religiões. Ter este tempo a mais com Deus me fez muito bem.
Depois de vivenciar essa experiência, em primeiro lugar, queria agradecer à minha família. Parte dessa caminhada aconteceu pela importância que eles têm na minha vida. Minha esposa Luciana, minhas filhas Paola, Rafaela, Helena e Isadora.
Vocês são muito importantes para mim!
Quero fazer um agradecimento especial ao Dr. Nério Azambuja Junior, amigo e parceiro de caminhada, e que me ajudou muito ao registrar, em vídeo e fotos, os detalhes desta jornada.
Começamos uma caminhada com um objetivo e muita determinação, mas sem ter claro os desafios que a trilha ia nos apresentar. Nas costas, uma mochila de experiências, as bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul, e o propósito de construir um mundo melhor para as futuras gerações.
Esse será meu legado.
A direção que adotei como guia em minha vida para cumprir minhas metas é o da transição energética, criando e oferecendo oportunidades de energia limpa para descarbonizar o planeta, a nossa Terra.
Caminhando por entre a natureza, passando por cidades históricas, busquei carregar minhas forças com muita energia positiva e reflexão.
Assim como na vida pessoal e profissional, houve dias bons e dias muito desafiadores. Estou feliz em poder reafirmar meus compromissos e voltar ao Brasil com mais determinação ainda para atingir as metas a que nos propusemos em favor do desenvolvimento sustentável.
Com esse objetivo, lembrei diariamente das pessoas que trabalham comigo, a quem eu também quero fazer um agradecimento especial. No dia da chegada, durante a Missa do Peregrino, orei muito por todos e por suas famílias, que são a base das nossas vidas.
Como reconheci em cada celebração da caminhada e, em especial, nas missas que participei, a mensagem mais importante que recebi é que o caminho nunca acaba. Ele segue para vida toda. Nele, buscamos fazer o bem, sem importar para quem.
Não posso deixar de fazer uma conexão com o meu trabalho e a longa caminhada que temos para a transição energética e a descarbonização. Ela não acaba, mas cada passo dado vai na direção de fazer o bem para a humanidade.
Mais do que nunca, eu quero deixar aqui a mensagem que eu mais ouvi nesses 28 dias: Com a graça de Deus e a benção de Santiago, um “Buen Camino” a todos nós!