A Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) celebrou nesta quarta-feira (15/06) a chegada da BSBIOS como sua nova afiliada. A nossa companhia e o setor aéreo compartilham a mesma meta de descarbonização do planeta, como já destaquei no artigo “Biocombustível de aviação SAF já é tema prioritário na pauta das grandes empresas aéreas”, em meu blog Biocombustível Avançado.
Para nós é motivo de muito orgulho fazer parte de uma entidade tão representativa do setor de aviação. Estou certo de que esta parceria é verde e sustentável e irá juntar forças na região para acelerar investimentos em biocombustíveis avançados e para a construção de uma estratégia de política única comum para produção de SAF em toda a América Latina. Queremos trabalhar em cooperação com o setor aéreo, que pode se beneficiar, além do SAF (Combustíveis Sustentáveis de Aviação), do HVO (diesel verde) e de outros biocombustíveis nas ações terrestres das companhias.
Segundo informações do setor aéreo, 65% da meta de net zero deverá vir com a utilização de SAF.
José Ricardo Botelho, CEO e Diretor Executivo da ALTA, destacou que “o Brasil é pioneiro na América Latina em relação à produção de biocombustíveis e a BSBIOS lidera investimento no que será a primeira biorrefinaria de SAF do Hemisfério Sul. A empresa tem sido uma das protagonistas nesse setor e tê-la como um dos nossos membros é uma grande satisfação para a Associação. Nosso desafio é que a América Latina e Caribe desenvolvam uma indústria de produção de SAF para ampliar sua disponibilidade na região, e que as companhias aéreas possam atingir mais rapidamente os objetivos ambientais estabelecidos, gerando empregos e oportunidades para mais pessoas na região.”
A adesão de BSBIOS à ALTA gera oportunidades de trabalho colaborativo com as empresas aéreas e os países para que a região possa alcançar os objetivos de descarbonização. Vários países da região já estão trabalhando em iniciativas para melhorar seus marcos legais para produzir ou importar SAF num primeiro momento. Em destaque, estão as iniciativas da República Dominicana, México, Costa Rica e Colômbia.
A indústria de aviação da América Latina e Caribe está dando passos firmes para cumprir seus compromissos ambientais e a ALTA está focada em trabalhar com os países para gerar as condições necessárias para atingir esses objetivos. A experiência e o trabalho de BSBIOS será de grande valor para as discussões promovidas pela ALTA.
O posicionamento do Brasil neste tema do SAF é fundamental porque o país é responsável por 50% do transporte aéreo na região. Por isso, precisamos criar um marco regulatório robusto, com a organização de como o país vai utilizar o bioquerosene de aviação, e que garanta a segurança de investimento e o percentual mínimo de mistura. Porém, essa iniciativa deve ser uma ação integrada com todo o continente latino-americano.
A demanda por SAF já bate em nossa porta e precisamos de uma resposta rápida e consistente para acelerar essa rota de sustentabilidade.
2 comentário
ALTA celebro la llegada de SBBIOS como nueva afiliada.Adelante con la produccion y uso de SAF complementando el empleo de los otros combustibles a nivel terrestre principalmente.Gran esfuerzo y avance.FELICITACIONES Y GRACIAS.
Gran esfuerzo y avance.FELICITACIONES Y GRACIAS.