Você já pensou em ter energia solar líquida no tanque de seu carro?

por Erasmo Carlos Battistella

Enquanto o mundo está cada vez mais consciente do impacto das mudanças climáticas na vida cotidiana, na saúde e na economia global, mais o debate público reforça a importância de encontrar soluções urgentes para viabilizar um modo mais sustentável de viajar, de se movimentar e de fazer negócio.

Não é a nossa mobilidade incessante e crescente que afeta as mudanças climáticas, mas a energia que usamos para isso. A mobilidade representa um grande desafio no uso de energia: 99% da energia usada para transporte é proveniente de combustíveis fósseis.

Que tal um pouco de energia solar líquida no tanque do seu carro?

Eu explico: os biocombustíveis podem ser considerados energia solar líquida. Em outras palavras, o biocombustível deriva sua energia de gorduras e óleos vegetais ou animais. Como o animal obtém sua energia alimentando-se de grama ou de outros alimentos de base vegetal, a fonte de toda a nossa energia são as plantas.

Por sua vez, as plantas obtêm sua energia do sol, por meio da fotossíntese. Isso significa que a fonte de energia para todos os nossos biocombustíveis é o sol, e é por isso que gosto de dizer que os biocombustíveis são energia solar líquida.

Os biocombustíveis de segunda geração são uma opção muito mais prática para a maioria dos consumidores, pois podem simplesmente ser abastecidos nos motores à diesel existentes, sem a necessidade de alterações. O biocombustível também pode impulsionar um voo comercial de Londres para São Paulo, o que não é possível com uma bateria elétrica.

Esses biocombustíveis fornecem uma solução para um dos maiores problemas da humanidade. Assim podemos viajar e transportar, manter nossas economias ativas, num modo de vida mais saudável e sustentável, cuidando do nosso planeta. A adoção de uma energia mais limpa para o transporte pode fazer uma grande diferença para o modelo de mobilidade sustentável.

Por que então não abastecemos nossos veículos com energia solar líquida?

Eu te convido a fazer esta viagem! Nas próximas semanas vamos falar intensamente sobre mobilidade, carro híbrido e, claro, vantagens dos biocombustíveis.

Related Posts

1 comentário

Caio David 25 de junho de 2020 - 09:33

A importância desse blog é imensurável, precisamos potencializar essas informações com Webinars e Fóruns!

Sou Diretor – Presidente do Instituto Triângulo, uma ONG que há 20 anos tem como objetivo mobilizar a população em prol do descarte sustentável de óleos e gorduras residuais.

Construímos uma rede com 3250 pontos de coletas, cada pessoa que coleta que entrega 1 litro de óleo em ponto de coleta do Instituto Triângulo, recebe 1 barra de sabão biodegradável. E assim, conseguimos evitar que 120 toneladas desse co-produto contamine o meio ambiente.

Uma pequena parte do óleo coletado pelo Instituto Triângulo se transforma em sabão biodegradável que retroalimenta as trocas pelo próprio óleo residual, a outra parte, cerca de 90%, beneficiamos e vendemos para Usinas de Biodiesel.

O Biodiesel produzido a partir desse processo é muito menos impactante ao meio ambiente. Porém, ainda não temos referências sobre a geração de CBios, que acreditamos ser muito maior.

É importante destacar tal questão, pelo impacto de investimentos que o Renovabio pode gerar nesse setor. Acredito que muito mais que a PNRS.

Grande Abraço

Caio David

Reply

Deixe um comentário