A Be8, líder nacional em biodiesel, anunciou nesta segunda-feira (02/10) um produto exclusivo que vai revolucionar o mercado de biocombustíveis. O Be8 BeVant é um metil éster bidestilado resultado de um processo que gera ganhos de qualidade e de desempenho, que permite que o produto seja adicionado 100% ou misturado ao óleo diesel, antecipando os benefícios do diesel verde – HVO (sigla em inglês para Hydrotreated Vegetable Oil) em condições comerciais mais competitivas.
Essa grande inovação é fruto da experiência que conquistamos na Europa (onde a empresa opera uma fábrica de biodiesel na Suíça) e nos Estados Unidos, além dos conhecimentos desenvolvidos na fase de estudos do projeto de biocombustíveis avançados.
A empresa vai investir R$ 80 milhões considerando a pesquisa, desenvolvimento e a construção de uma nova linha de produção em Passo Fundo (RS) com capacidade de 150 milhões de litros/ano. A previsão de início da produção é de 12 meses e pode ter a capacidade ampliada rapidamente para a unidade de Marialva (PR). Não descartamos estabelecer também licenças de produção para que o Be8 BeVant possa atender toda a demanda que surgir.
Produto será ofertado a um custo estimado de cerca de 50% inferior* ao praticado hoje no mercado internacional para o Diesel Verde (HVO).
Oportunidade de descarbonização
O Be8 BeVant é ideal para empresas consumidoras de grandes volumes de óleo diesel tradicional e que tem o compromisso de reduzir suas emissões no curto prazo. O produto tem potencial de abastecer equipamentos geradores de energia, assim como atender as demandas dos setores de logística para produção de minérios, de transportes coletivo e de cargas nos modais rodoviário, hidroviários, marítimo e ferroviário.
O produto chega no mercado justamente no momento em que muitas empresas buscam meios para cumprir as metas de Sustentabilidade/ESG anunciadas para reduzir ou zerar a emissão de gases do efeito estufa até 2030. “Estamos falando de uma solução imediata, que não depende de investimento em infraestrutura ou troca de motor comparado com outras rotas tecnológicas como hidrogênio, biometano e veículo elétrico, com alto impacto para a despoluição dos grandes centros urbanos no curto prazo”, destaca Battistella.
Patente deferida
A Be8 já teve deferida a Patente de Invenção n° BR 102022019345-2 do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para Processo de Produção de novo produto. A Fase de testes em motores Euro V em banco de provas foi superada e comprovou as vantagens e características do produto.
Com maior teor de éster, ele reduz até 50% as emissões de CO (monóxido de carbono), até 85% a emissão de materiais particulados e em até 90% de fumaça preta. A qualidade é comprovada com maior lubricidade considerando ULSD (Ultra Low Sulfur Diesel) máximo de 2 ppm, o teor de monoglicerídio é abaixo de 0,25%, a contaminação total residual fica abaixo de 2 ppm e apresenta 35% menos teor de água.
Como as especificações são superiores aos requisitos mínimos aceitos atualmente (ANP 920/2023), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai apenas autorizar misturas superiores a B12 para a realização de uma Prova de Conceito (PoC) em parceria com fabricantes de motores e frotistas.
Não descartamos oferecer o produto para exportação, mas nosso foco preferencial é o mercado nacional que precisa de uma solução 100% renovável. Assim reforçamos nosso compromisso de ser uma empresa de energias renováveis que implementa novas matrizes energéticas por meio de um ecossistema circular de inovação, contribuindo para espaços menos poluídos e populações com mais saúde, ainda no presente, e reinventando o futuro.
Vantagens do Be8 BeVant
- A mistura pode ser aumentada até 100 %;
- Be8 BeVant não altera a cor do combustível final, pois é um produto limpo e transparente (resquícios de amarelo);
- Produto considerado como ULSD (Ultra Low Sulfur Diesel);
- Combustível com baixo índice de acidez;
- Livre de contaminantes;
- Alto conteúdo de éster, melhorando a combustão;
- Excelentes propriedades de escoamento a frio;
- Dada a ausência de contaminantes no Be8 BeVant, ele pode ser dosado em maiores quantidades no diesel fóssil conferindo maior lubricidade e dispensando o uso de aditivos químicos.
*Cotação Argusmedia – 26 de setembro de 2023