ANP autoriza produção de Be8 BeVant para empresas que querem descarbonizar no curto prazo

por Erasmo Carlos Battistella

Em Ofício de 28 de novembro de 2024, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou a complementação fabril apresentada pela Be8 para produção do Be8 BeVant a partir de vistoria realizada na unidade de Passo Fundo (RS). Essa aprovação permite que o novo biocombustível ocupe definitivamente a condição de ser uma oferta pronta para cumprir a missão de descarbonização dos setores de transporte de carga, agronegócio, mineração e de transporte público em vários modais com ganhos de qualidade e de desempenho, que permitem que o produto substitua em 100% o diesel fóssil.

O principal desafio das empresas que já se interessam pelo uso deste produto é reduzir sensivelmente as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em suas operações no curto prazo, cumprindo as metas de descarbonização. O Be8 BeVant é um produto inovador e de alta performance desenvolvido pela Engenharia da empresa para ser o mais jovem biocombustível a compor o mercado brasileiro de energias limpas.

No seu processo de testes, o produto já foi validado em empresas como Mahle (fornecedora de peças para o setor automotivo), FPT (produtora de motores diesel) e Brazil Motorsport (que organiza o Grande Prêmio São Paulo). A Be8 vai usar o novo biocombustível em 100% nos maquinários agrícolas John Deere na Fazenda Compostela (empreendimento da Holding ECB Group), além de ser o combustível oficial de todas as máquinas a diesel de seu parque fabril em Passo Fundo.

Os primeiros contratos de fornecimento já foram assinados e, após receber a licença da ANP, a empresa iniciou a operação com a capacidade de 28 milhões de litros/ano na primeira fase na unidade. O Be8 BeVant não depende de investimento em infraestrutura ou troca de motor comparado com outras rotas tecnológicas como hidrogênio, biometano e veículo elétrico, e tem impacto imediato para a despoluição dos grandes centros urbanos.

“É ideal para empresas consumidoras de grandes volumes de óleo diesel tradicional e que tem o compromisso de reduzir suas emissões no curto prazo, em especial setores que usam muito os serviços de logística, como mineração, frotistas, além dos setores hidroviários, ferroviários e marítimos, e que querem reduzir as emissões de gases de efeito estufa no curto prazo”, destacou Leandro Zat, vice-presidente de Operações da Be8.

Percebemos que o mercado está ansioso por uma solução de curto prazo que pode antecipar os benefícios do diesel verde (HVO, sigla em inglês para Hydrotreated Vegetable Oil) em condições comerciais mais competitivas. Estamos firmando os primeiros contratos de fornecimento, com estimativa de escalar a produção no curto prazo em Passo Fundo, ou ampliando para nossa outra unidade em Marialva, no Paraná.

O Be8 BeVant não depende de investimento em infraestrutura ou troca de motor comparado com outras rotas tecnológicas como hidrogênio, biometano e veículo elétrico, e tem impacto imediato para a despoluição dos grandes centros urbanos. É ideal para empresas consumidoras de grandes volumes de óleo diesel tradicional e que tem o compromisso de reduzir suas emissões no curto prazo, em setores que usam muito os serviços de logística, como mineração, frotistas, além dos setores hidroviários, ferroviários e marítimos.

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