Acredito que uma das maiores forças da transição energética está na sua capacidade de melhorar a vida das pessoas no dia a dia. É por isso que a parceria firmada entre a Be8 e a Coleurb tem um significado tão especial para mim. Pela primeira vez, parte da frota do transporte coletivo de Passo Fundo passou a operar utilizando 100% do biocombustível Be8 BeVant®, uma solução desenvolvida pela nossa equipe e que tem potencial para reduzir em até 99% as emissões de gases de efeito estufa em comparação ao diesel fóssil. Mais do que um avanço tecnológico, estamos falando de um benefício direto para a população, que passa a contar com um transporte público mais alinhado aos desafios ambientais do nosso tempo.
Nesta fase inicial do projeto, dois ônibus da Coleurb, um Mercedes-Benz e um Volkswagen, começaram a operar com o novo biocombustível. O contrato tem duração inicial de seis meses e permitirá avaliar o desempenho operacional, os ganhos ambientais e as possibilidades de expansão para uma parcela ainda maior da frota. O lançamento também marcou a apresentação de quatro novos veículos adquiridos pela empresa, reforçando um movimento conjunto de renovação, inovação e sustentabilidade no transporte coletivo da cidade.
O que torna essa iniciativa ainda mais relevante é o fato de o Be8 BeVant® poder ser utilizado puro em motores a diesel, sem necessidade de adaptações técnicas ou investimentos adicionais em infraestrutura. Isso significa que a redução das emissões pode acontecer imediatamente, sem comprometer a eficiência operacional dos veículos. A parceria também demonstra que a descarbonização não precisa ficar restrita a grandes projetos de longo prazo. Ela pode começar agora, utilizando tecnologias disponíveis e economicamente viáveis para empresas, governos e operadores de transporte.
Para mim, existe ainda um simbolismo especial nessa iniciativa. O Be8 BeVant® foi desenvolvido e patenteado por profissionais da nossa unidade de Passo Fundo, cidade onde nasceu a Be8 e que continua sendo um dos principais centros de inovação da companhia. Ver uma tecnologia criada aqui contribuir para tornar o transporte coletivo mais sustentável reforça minha convicção de que o Brasil pode liderar soluções globais para a transição energética.
Quando empresas, poder público e sociedade trabalham juntos, mostramos que é possível reduzir emissões, melhorar a qualidade de vida das pessoas e construir um futuro mais sustentável sem abrir mão da eficiência e da competitividade.
