BSBIOS lança seu Manifesto de Sustentabilidade

por Erasmo Carlos Battistella

Que planeta queremos deixar para as gerações futuras? Diminuir os impactos ambientais é um dos nossos maiores desafios. As nossas ações refletem diretamente no meio ambiente, por isso a importância de agirmos hoje. A BSBIOS tem como propósito participar do desenvolvimento sustentável do planeta por meio do Agronegócio e das Energias Renováveis, além de ter a sustentabilidade como um dos seus valores, entendendo a urgência e a importância da preservação do planeta, a Companhia anunciou no dia 17 de fevereiro, durante a Convenção de Líderes, evento destinado a gestores da empresa, o seu Manifesto de Sustentabilidade.

O documento estabelece a Estratégia de ESG (Ambiental, Social e Governança) da empresa, denominada ‘10 Cs’, que definem o compromisso de criar e compartilhar valor em prol da sustentabilidade.

A criação do Manifesto está alinhada ao planejamento estratégico da BSBIOS, que visa se tornar carbono neutro até 2030, além de estar entre as três maiores produtoras de biocombustíveis do mundo. O documento foi construído com a participação dos stakeholders da companhia e assessoria da Ideia Sustentável, empresa de consultoria ESG e Sustentabilidade Corporativa, formada por alguns dos melhores especialistas do país.

O presidente da BSBIOS, Erasmo Carlos Battistella, destacou que o lançamento do manifesto é um marco para a Companhia. “Hoje é um dia muito especial, estamos muito felizes em dar mais esse passo, é uma caminhada de uma empresa que possui em sua essência a cultura ESG, é um trabalho construído em conjunto que com o passar do tempo vai sendo aprimorado cada vez mais com o intuito de se desenvolver e deixar um legado,” pontuou.
Confira na íntegra o Manifesto BSBIOS de Sustentabilidade e a Estratégia de ESG ‘10 Cs’.

Manifesto BSBIOS de Sustentabilidade

Energia é força em movimento. É positiva se faz bem para as pessoas e o planeta, se é renovável, acessível, inclusiva, se libera menos carbono na nossa atmosfera e promove a vida.
É nisso que acreditamos na BSBIOS, desde a nossa fundação em 2005, quando apresentamos ao mercado o biocombustível feito de material renovável.

Este é o nosso propósito, a nossa causa!

O biocombustível nasce como um negócio diferente, uma solução eficiente para o quadro de mudanças climáticas. Hoje, mais do que nunca, representa uma resposta urgente para o movimento global de transição energética.

É combustível de futuro, já!

Força motriz de caráter, com valores e propósito, sua produção beneficia comunidades e o meio ambiente, reduz a poluição nas cidades e torna a mobilidade mais saudável.
Insumos com compromisso consciente, não desmatam florestas, não prejudicam culturas agrícolas e nem impactam na segurança alimentar do mundo. Potência circular, num mundo de economia linear, que utiliza matérias-primas descartadas por outras indústrias.

Fonte de criação de valor, distribui resultados positivos para todas as partes interessadas do negócio – para quem produz, para as regiões onde é produzido, para quem usa e para toda a sociedade.

Biocombustível é Combustível Verde com ‘C’ maiúsculo. ‘C’ de Caráter, Compromisso, Consciência, Circularidade e Criação de Valor.

Não por outra razão, criamos uma Estratégia de ESG denominada 10 Cs. Esses 10 Cs definem o nosso compromisso de criar e compartilhar valor por meio de três eixos:

Cadeia de Valor e Natureza: valorizando uma CADEIA DE FORNECIMENTO RESPONSÁVEL E A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE, potencializando a CIRCULARIDADE E A PRODUÇÃO MAIS LIMPA, primando por um COMÉRCIO JUSTO E CONSCIENTE e uma visão de CARBONO NEUTRO NA CADEIA DE VALOR;

Colaboradores e Comunidades: implantando uma CULTURA DE DESENVOLVIMENTO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO, do CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE E SEGURANÇA de quem faz parte do nosso negócio, sempre responsável pelo cumprimento da CIDADANIA NAS COMUNIDADES do entorno;

Clientes e Sociedade: promovendo a COOPERAÇÃO E INOVAÇÃO PARA A DESCARBONIZAÇÃO do planeta, realizando CONEXÕES PARA A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA e utilizando sempre uma COMUNICAÇÃO ÍNTEGRA E TRANSPARENTE com todos os públicos que fazem parte do negócio.

O biocombustível da BSBIOS é vida transformada em energia.
É natureza convertida em movimento e prosperidade.
Boa para o clima.
Boa para o mundo.
Boa para as próximas gerações.
É energia de futuro, agora!

ESTRATÉGIA ESG – 10 Cs

  1. CADEIA DE FORNECIMENTO RESPONSÁVEL E A PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
    • Valorizar e fortalecer a gestão responsável e eficiente de água, resíduos, energia e da qualidade do ar na cadeia de fornecimento;
    • Rastrear a cadeia de fornecimento com ênfase no cumprimento de direitos humanos e no compliance socioambiental;
    • Estimular o manejo adequado do solo, o bem-estar dos animais e a preservação e restauração de biomas
  2. COMÉRCIO JUSTO E CONSCIENTE
    • Construir e fortalecer relações comerciais orientadas por preceitos éticos e de justiça, buscando compartilhar valor com toda a cadeia do negócio.
  3. CIRCULARIDADE E PRODUÇÃO MAIS LIMPA
    • Atuar com ecoeficiência nas operações da empresa;
    • Promover a gestão de resíduos de forma adequada, considerando princípios de circularidade e a conversão de resíduos em insumos, para transformar geradores em fornecedores de novas fontes de matérias-primas.
  4. CARBONO NEUTRO NA CADEIA DE VALOR
    • Avaliar e monitorar a gestão de energia e emissões reduzindo carbono nas operações da empresa e na cadeia do negócio;
    • Avaliar continuamente os impactos das mudanças climáticas no negócio, investigando e atuando em alternativas de mitigação, adaptação e reconhecimento de oportunidades em matérias-primas e produtos.
  5. CULTURA DE DESENVOLVIMENTO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO
    • Promover o desenvolvimento humano e técnico de pessoas, ampliando as competências para os desafios atuais e futuros do setor e do negócio;
    • Contribuir com a manutenção da saúde física, emocional e mental dos colaboradores, oferecendo-lhes um ambiente diverso, equilibrado e de confiança.
  6. CUIDADO INTEGRAL: SAÚDE E SEGURANÇA
    • Contribuir para a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano das comunidades do entorno das plantas e operações da empresa, por meio de programas socioambientais, organizados com indicadores e monitoramento de impacto;
    • Gerar um ambiente criativo, colaborativo, inclusivo e de inovação, por meio de atração e retenção de talentos diversos.
  7. CIDADANIA E COMUNIDADES
    • Contribuir para a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano das comunidades do entorno das plantas e operações da empresa, por meio de programas socioambientais, organizados com indicadores e monitoramento de impacto.
  8. COOPERAÇÃO & INOVAÇÃO PARA A DESCARBONIZAÇÃO
    • Conscientizar sobre os atributos sustentáveis dos biocombustíveis, principalmente sobre o seu impacto positivo no quadro de mudanças do clima e compromissos de países;
    • Aderir às políticas de descarbonização dos clientes, contribuindo para que sejam credores no mercado global de crédito de carbono e fortalecendo a sua reputação em desempenho climático;
    • Desenvolver pesquisas e criar um ecossistema de inovação aberta focado em biotecnologias destinadas à geração de bioenergia, sempre em sintonia com os desafios globais de transição energética.
  9. CONEXÕES PARA A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
    • Praticar o advocacy, promovendo adequações, melhorias e mudanças em regulações do setor junto aos governos e órgãos competentes, com o objetivo de valorizar a contribuição direta dos biocombustíveis para a descarbonização da economia do Brasil e de outros países.
  10. COMUNICAÇÃO ÍNTEGRA E TRANSPARENTE
    • Aumentar a percepção dos stakeholders quanto ao valor de longo prazo do negócio, engajando-os por meio de relações institucionais consistentes e ações de comunicação ESG claras, dirigidas e transparentes.

Related Posts

1 comentário

Gino Ewerson Farias 5 de março de 2022 - 09:43

Quem teve o prazer de, em várias visitas a BSBIOS, Ver o comprometimento de um TIME inteiro dedicado a produção de um biocombustível que atende a preservação do nosso meio ambiente, realmente estamos diante de um futuro JÁ.
Parabéns a todos envolvidos, o nosso MUITO OBRIGADO !

Reply

Deixe um comentário